Nesta abordagem sobre a sensação, a semiótica contribui com uma análise desse tipo de ocorrência no sujeito, nos personagens do filme “Roma”, em prosseguimento às análises na pintura feitas por Gilles Deleuze sobre a obra de Francis Bacon, assim como Merleau-Ponty explorou a sensação na obra de Cézanne.
Para Paul Cézanne, o azul era uma cor mais quente que o vermelho, que combinado com outras cores podia gerar ilusão em nosso olhar e, assim, nos sensibilizar com algo inicialmente desconhecido, mas provido de “sensações”, um objeto sensível para sensibilizar o espectador. Cézanne obtia, segundo Ponty, uma “sensação colorante por meio do azul”.
O que importa, do ponto de vista estético, é que o sujeito agora pertence ao mundo do sensível, e não o objeto, o inteligível. Saímos de um “estado de coisas para um estado de alma” em que o sujeito agora é o elemento sensível através do seu sentir e agir. De suas ações e suas emoções emoldurando uma obra de ficção.
Hermes Leal eleva o semioticista Greimas, em “Da Imperfeição” (1987), ao uma nova dimensão do conhecimento, só entendida agora devido a sua enorme complexidade. Greimas percebeu que a sensação através de personagens da literatura, explorando ao menos cinco acontecimentos em forma de sensações, em textos de cinco grandes escritores (Ítalo Calvino, Júlio Cortázar, Junichiro Tanizaki, Michel Tournier e Rainer Rilke), onde o sujeito é “sugado” de sua cognição diante de um “objeto” admirado, que pega o sujeito de surpresa, quando ocorre a “espera do inesperado”.
Como é o caso da personagem mulher do poema de Rilke, “Exercícios ao Piano”, que, ao ser surpreendida e sugada por um forte odor de jasmim, ao abrir uma janela de seu escuro quarto para um dia ensolarado e quente, recua e recusa a estranha “sensação” de que aquele odor lhe faria mal. Há uma fratura em sua alma, causa de seu mal-estar, que transforma a sensação em uma percepção do que sente sua alma.
Assim como Cézanne e Bacon, que “pintavam o invisível”, Alfonso Cuarón “filma o invisível”, o sensível, através das sensações de seus personagens. A fratura dos personagens, o que causa seu sofrimento, especialmente a paixão da “culpa” em Cleo, é ocasionada por uma sensação, e não por suas ações. Esta semiótica permite adentrar nas camadas profundas dos personagens e perceber como agregam a narrativa em torno de si mesmos, e não dos temas que os cercam.
A personagem Cleo, em “Roma”, sensibiliza o espectador, porque se torna sensível através do que ela sente. Primeiro, uma admiração por um filho, depois, uma vontade de não mais ter o filho e, por último, a sensação de arrependimento e culpa, explícito nas últimas cenas do filme, quando salva a vida das crianças de Sofia, por ter tido sensações anteriores, que não vemos, de desejo e não desejo que seu filho, que nasceu morto, não vivesse.
A semiótica permitiu explorar a própria estrutura da sensação, como sendo algo perturbador, que retira a cognição dos personagens, mas deixando seu sensível aberto ao inesperado, ao que chega sem avisar, e causa uma “fratura”, que chamamos de “acontecimento extraordinário”, que pode resultar tanto em uma “admiração”, quanto em uma “percepção”. A sensação na semiótica leva o sujeito a estas duas direções sensíveis.