Script Doctor

para filmes e séries

Seu roteiro com qualidade de grandes obras internacionais

Tenha seu projeto de filme ou série analisado e aprimorado de acordo com técnicas utilizadas em obras de sucesso, como “Parasita”, “Drive my Car”, “Big Little Lies”, “The Morning Show”, entre outros.

    Análise em três tópicos

1. Arco estrutural

Fundamental para aumentar a compreensão do espectador sobre o personagem, a intriga, a atmosfera e a própria história. Tem a função de impactar o espectador no seu fechamento com uma “surpresa”.

2. Ponto de virada

“Parada” nos eventos e nos personagens que causa um abalo na cognição e uma interrupção na jornada do personagem e que modificará, além do personagem, a própria história.

3. Camadas emocionais dos personagens

A afecção certa para cada personagem, ou seja, seu sentimento, é que faz a grande diferença em um filme ou série. É o elemento que torna a obra “universal”.

Comparação com estruturas universais de sucesso

Seu roteiro será aprimorado para que siga estratégias fundamentais utilizadas, por exemplo, em:

Em The Morning Show, o ARCO 1 da grande “surpresa” final abre com o incidente inicial, que é a demissão de Mitch Kessler, denunciado anonimamente a um grande jornal sob acusação de abuso sexual no trabalho.

Esse incidente inicia esse arco mais longo, porque implica que há um “personagem denunciante”, e o arco desse sentido será fechado quando esse denunciante for revelado, ocorrendo nas últimas cenas do último episódio, fechando o arco quando a verdade aparece como sendo o jornalista “Chip” o denunciante, impactando o espectador de surpresa.

Já o arco da personagem Alex Levy (ARCO 2), no plano da ação, é não perder seu posto no comando do programa para uma rival, mas no seu arco “sensível”, a personagem esconde uma verdade de que sua família não é perfeita como aparenta ser, e de que sabia dos assédios do ex-colega denunciado.

Esse arco fecha, na última cena do último episódio, quando a verdade é revelada, quando Alex revela a todos, e especialmente à sua filha, a “sua verdade” que estava oculta.

O ARCO 3 é o que antecipa a revelação de uma verdade para confundir o espectador, revelando um “fim” falso para a história no sétimo episódio. O final deste arco revela para o espectador que a principal suspeita de ser a “personagem denunciante” oculta (que implicava ser Hannah Shoenfeld) morre suicidando-se. Ou seja, a suspeita principal se desfaz dois episódios antes de encerrar a série.

O roteiro de Parasita tem uma estrutura bem definida no primeiro ato, em que os eventos têm um tom de “comédia”, que fecha quando a família rica viaja e a ex-governanta chega de surpresa.

O segundo ato, com cores de um “drama”, quando a família pobre descobre que existe um parasita na mansão, e luta para manter o segredo, fecha quando eles estão num ginásio, após uma enchente inundar a casa deles.

O terceiro ato ocorre em forma de “tragédia”, inicia quando a família pobre volta para a mansão dos ricos e fecha quando o senhor Kim explode em fúria e mata o seu patrão, ao invés de matar o parasita que acabara de matar sua filha.

Faça donwload da proposta detalhada do Script Doctor