para filmes e séries
Tenha seu projeto de filme ou série analisado e aprimorado de acordo com técnicas utilizadas em obras de sucesso, como “Parasita”, “Drive my Car”, “Big Little Lies”, “The Morning Show”, entre outros.
Fundamental para aumentar a compreensão do espectador sobre o personagem, a intriga, a atmosfera e a própria história. Tem a função de impactar o espectador no seu fechamento com uma “surpresa”.
“Parada” nos eventos e nos personagens que causa um abalo na cognição e uma interrupção na jornada do personagem e que modificará, além do personagem, a própria história.
A afecção certa para cada personagem, ou seja, seu sentimento, é que faz a grande diferença em um filme ou série. É o elemento que torna a obra “universal”.
Seu roteiro será aprimorado para que siga estratégias fundamentais utilizadas, por exemplo, em:
Em The Morning Show, o ARCO 1 da grande “surpresa” final abre com o incidente inicial, que é a demissão de Mitch Kessler, denunciado anonimamente a um grande jornal sob acusação de abuso sexual no trabalho.
Esse incidente inicia esse arco mais longo, porque implica que há um “personagem denunciante”, e o arco desse sentido será fechado quando esse denunciante for revelado, ocorrendo nas últimas cenas do último episódio, fechando o arco quando a verdade aparece como sendo o jornalista “Chip” o denunciante, impactando o espectador de surpresa.
Já o arco da personagem Alex Levy (ARCO 2), no plano da ação, é não perder seu posto no comando do programa para uma rival, mas no seu arco “sensível”, a personagem esconde uma verdade de que sua família não é perfeita como aparenta ser, e de que sabia dos assédios do ex-colega denunciado.
Esse arco fecha, na última cena do último episódio, quando a verdade é revelada, quando Alex revela a todos, e especialmente à sua filha, a “sua verdade” que estava oculta.
O ARCO 3 é o que antecipa a revelação de uma verdade para confundir o espectador, revelando um “fim” falso para a história no sétimo episódio. O final deste arco revela para o espectador que a principal suspeita de ser a “personagem denunciante” oculta (que implicava ser Hannah Shoenfeld) morre suicidando-se. Ou seja, a suspeita principal se desfaz dois episódios antes de encerrar a série.
O roteiro de Parasita tem uma estrutura bem definida no primeiro ato, em que os eventos têm um tom de “comédia”, que fecha quando a família rica viaja e a ex-governanta chega de surpresa.