CURSO DE FÉRIAS

8, 9 e 10 de fevereiro de 2023

Como criar personagens dramáticos para comédia

Técnicas modernas de roteiro para escrever corretamente comédias dramáticas, como as premiadas Ted Lasso, FleabagParasita

Efeitos das paixões e danos

O personagem Ted Lasso, cujo humor é extraído de seu comportamento, nos faz rir de um problema endógeno em sua alma, que é ter os sentimentos “congelados”, não sente a provocação dos outros, em razão também dos efeitos da melancolia. Os outros lhe ofendem o tempo todo, ouve xingamentos terríveis sem se abalar, como se fosse elogio ser considerado uma “pessoa ruim”.

Jornada de sofrimento

A jornada de sofrimento de Phoebe Waller-Bridge se transforma em comédia, quando se comporta querendo ajudar os outros (como Ted Lasso), mas não consegue, porque é afetada terrivelmente pelos efeitos da paixão da melancolia, que a deixa sem chão, vazia de sentido, em uma luta contra a compulsão de ser a “pior pessoa do mundo”.

Arco emocional

O humor de "Parasita" vem do drama pessoal de mais de um personagem, mas especialmente do senhor Kim, pai de família que sofre de danos de cognição, que passará pelas paixões da raiva, ressentimento, inveja, ira e vingança contra seu patrão. A comédia de absurdos se transforma em drama em razão das camadas existenciais de cada personagem.

Aprenda técnicas universais utilizadas atualmente nas melhores séries e filmes internacionais

Drama e comédia estão juntos desde a existência da humanidade. Aquilo que nos faz rir também pode nos fazer chorar. Esse gênero misturado, a “Dramédia”, popular no mundo inteiro, que deu o primeiro Oscar a um filme não americano, “Parasita”, tem um conteúdo globalizado e universal, reconhecido por plateias de todo o planeta. 

O curso irá dotar roteiristas, profissionais ou iniciantes, de ferramentas técnicas que possibilite criar personagens com profundidade e densidade dramática, explorando em detalhes suas camadas emocionais através de suas paixões.

As aulas vão mostrar como funciona o arco de ação, da estrutura e da história, assim como o arco emocional do personagem, causado pelos efeitos de suas paixões, como raiva, rancor, culpa, vingança, melancolia, fé, bondade, inveja, ira, ciúmes, entre outras. Bem como as camadas de um personagem, que são feitas de paixões e danos.

O curso se aprofunda na teoria narrativa e emocional dos personagens, com conhecimentos novos, descobertos recentemente na França, a partir da Semiótica das Paixões, criada por A. J. Greimas, e que já vêm sendo aplicados em séries e filmes de sucesso. Esta teoria resolve as questões das “ações”, mas também das “emoções” dos personagens.

As aulas serão acompanhadas de material teórico e ilustrativo, com a exibição de três obrasTed Lasso, Parasita e Fleabag –, para que o aluno presencie, na prática, como desenvolver as camadas profundas dos personagens. E, desta forma, universalizar suas séries e filmes com dramas realmente profundos que emocionem os espectadores.

Programação das aulas

3 aulas de 2 horas cada • 3 dias e 6 horas totais
8, 9 e 10 de fevereiro • quarta, quinta e sexta
das 10h às 12h • online e ao vivo via plataforma Zoom

Aula 1.

“Parasita”: dramas e simulacros

Como o humor de “Parasita” vem de uma estrutura bem organizada, em que o primeiro ato é uma comédia, o segundo, um drama e o terceiro, uma tragédia. E as transformações das paixões, de pacato a violento, do senhor Kim.

Aula 2.

“Fleabag”: dano hereditário da melancolia e a paixão da culpa

A composição da personagem Phoebe, a culpa que sente pela morte da amiga, sua estrutura emocional hereditária e como seu arco se concentra num “simulacro existencial” de que querer ser perfeita.

Aula 3.

“Ted Lasso”: dano da melancolia como causa do sofrimento

O desenvolvimento do arco emocional de Ted Lasso, a partir de uma terrível imperfeição, um dano de percepção, em que o humor se produz na sua indiferença com o outro, com o que o outro sente. E como a comédia flui a partir do confronto do tema com a verdade do personagem, como em “Parasita”.

O Sentido das Paixões

Livro inédito de Hermes Leal

As aulas serão acompanhadas pela obra “O Sentido das Paixões” (240 páginas - será disponibilizado PDF online), com estudo dos roteiros dos filmes “Roma”, “Coringa”, “Parasita” e “A Doce Vida” (Frederico Fellini) e das séries “Game of Thrones” e “Big Little Lies”, entre outros.

Aulas com técnicas científicas de SETE ESQUEMAS da teoria da narrativa e da Semiótica das Paixões, uma semiótica francesa, enfocando duas áreas: como criar, desenvolver e dar densidade aos personagens e como estruturar a história em forma de “arcos” que surpreendam o espectador.

Sete esquemas

1 - Programa Narrativo – Sujeito – objeto – destinador e três atos (contrato, manipulação e sanção)
2 - Destinador – Doador de objeto mágico, saber ou poder
3 - Acontecimento Extraordinário - Ponto de Virada
4 - Esquema da Surpresa – A espera do inesperado
5 - Dano e Fratura - Sofrimento do personagem
6 - Esquema das Paixões – As paixões afetando o personagem
7 - Simulacro Existencial – Busca do personagem pela “potência”

Hermes Leal

Autor ministrante do curso

Mestre e Doutor pela USP em teoria da narrativa, do roteiro e da ficção, com suas teses publicadas no livro “As Paixões na Narrativa – A Construção do Roteiro de Cinema”, pela conceituada Coleção Estudos da editora Perspectiva, é escritor com sete livros publicados, entre romances e biografias. Seu romance “Antes que o Sonho Acabe” será filmado pelo premiado cineasta Lírio Ferreira.

Curso de Férias ICAB

Como criar personagens dramáticos para comédia

8, 9 e 10 de fevereiro de 2023
Quarta, quinta e sexta, das 10h às 12h

3 aulas de 2 horas cada • 3 dias e 6 horas totais

VAGAS LIMITADAS

• Acesso online ao livro O Sentido das Paixões, de Hermes Leal
Certificado de participação
Aulas gravadas e enviadas a todos os participantes no mesmo dia, no período da tarde

Responsabilidade Social: comprometidos com a busca por uma sociedade mais justa, igualitária e diversa, o ICAB e o Screenwriter Online oferecem 10 bolsas gratuitas para integrantes de ONGs voltadas à capacitação e acesso a arte e à cultura, membros de coletivos e associações de profissionais negros do segmento e estudantes de baixa renda de ensino superior. As solicitações das bolsas devem ser enviadas para o email swo@screenwriteronline.com até o dia 1º de fevereiro e devem constar: nome completo, idade, escolaridade, ocupação, endereço e breve texto de justificativa da solicitação. Os selecionados serão comunicados até 3 de fevereiro.

INSCRIÇÕES
ENCERRADAS


Caso queira participar da próxima edição do curso, clique abaixo e nos envie um email com a solicitação para ingressar na lista de interesse, que enviaremos um aviso sobre a abertura das inscrições.

Realização

Apoio