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CONTEÚDO DO CURSO

Introdução

O curso é composto, basicamente, por 7 esquemas teóricos: Programa Narrativo, Destinador, Acontecimento Extraordinário, Simulacro Existencial, Surpresa, Dano e Fratura e Cólera e Vingança. Estes esquemas se cruzam formando a teoria narrativa baseada nas ações e nas emoções dos personagens. Em todos os módulos, será abordado o processo de criação dos roteiros do filme “Roma” e da série “Game of Thrones”, utilizando esses esquemas que servem para a estrutura da narrativa, como Acontecimento Extraordinário e Simulacro Existencial, e para a estrutura do personagem, como Dano e Fratura.

Aula 1

Apresentação do curso (26 min)

Formado por 14 videoaulas, em três módulos: uma introdução sobre a teoria; um 1º módulo abrangendo as estruturas da narrativa; um 2º módulo sobre o efeito das “paixões” nos personagens; e um 3º módulo sobre as camadas invisíveis dos personagens, que formam o seu arco dramático, tanto no nível da ação, como no nível das suas sensações e emoções.

Aula 2

Origem da teoria (8 min)

A teoria aplicada neste curso tem origem na Semiótica das Paixões e na Semiótica Narrativa, desenvolvidas na França, nos anos 1990, pelo linguista A. J. Greimas. Hermes Leal, acompanhou, nas últimas três décadas, o desenvolvimento desta nova ciência que tem como objetivo entender o “sentido”, aplicando-a no desenvolvimento da narrativa de ficção.

Aula 3

Quem é Hermes Leal (8 min)

Conheça mais sobre o autor da teoria Hermes Leal, roteirista, diretor e produtor de diversas obras, entre séries e filmes. Jornalista, escritor, documentarista e aventureiro, biógrafo do Indiana Jones, é mestre em Cinema, com especialização em Roteiro, e doutor em Linguística e Semiótica das Paixões. Sua pesquisa na área já soma três décadas de dedicação.

Módulo 1: Estruturas da ação

O primeiro módulo ensina como estruturar um roteiro através dos esquemas básicos e iniciais, com a primeira aula demonstrando como se forma o arco dos personagens a partir dos três atos, chamados de “Contrato”, “Manipulação” e “Sanção”. A segunda aula trata do esquema do Programa Narrativo, necessário para desenvolver a jornada dos personagens, e formado por três funções que geram os conflitos: “sujeito”, “objeto” e “destinador”.  E a terceira aula é sobre a função do destinador e do objeto, e o seu papel no desenvolvimento do roteiro e dos personagens.

Aula 4

Arco dos personagens (37 min)

Esta aula mostra os princípios básicos desta teoria, destacando o Programa Narrativo, e detalha como operar o esquema da estrutura do roteiro em três atos, composta, agora, nos 1º, 2º e 3º atos, respectivamente, por fases do personagem no roteiro: Contrato, Manipulação e Realização. A teoria é aplicada, de forma a mostrar os seus arcos, nos personagens Sofia, de “Roma”, Jon Snow, de “Game of Thrones”, Django, de “Django Livre”, Justine, de “Melancolia”, e Ryan, de “Gravidade”.

Aula 5

Programa Narrativo (14 min)

Aula sobre o esquema básico da teoria, o Programa Narrativo tem sua aplicação no roteiro como uma ferramenta necessária para cada personagem desenvolver sua jornada em três atos. O esquema é formado a partir de um núcleo dramático de apenas três funções no roteiro ocupadas por personagens: sujeito, objeto e destinador. Esse núcleo é o responsável por gerar a intriga. A teoria é aplicada nos PNs na jornada de vingança de Arya (“GoT”) e na jornada para “ser-mãe” de Cleo (“Roma”).

Aula 6

Destinador (28 min)

Aula para destacar o “destinador”, uma função no roteiro que serve para gerar conflitos entre os personagens, assim como também é um gerador de poder para o sujeito conseguir competência para passar de um ato a outro em sua jornada. O esquema mostra diferentes tipos de destinadores, como os Dragões que doam poder a Daenerys, e Jaqar que doa saber-matar à Arya, assim como o planeta Melancolia é um destinador transcendente para Justine (“Melancolia”).

Módulo 2: Esquema das paixões

Este módulo mostra os efeitos das paixões nos personagens, com esquemas sobre a estrutura passional do personagem no roteiro. São três aulas: a primeira para mostrar a diferença entre as paixões, como o “ódio”, que é durativo, e a “raiva”, que é passageira, e como afetam os personagens, ao ponto de o “ódio” se transformar em uma paixão da “vingança”; a segunda aula trata do esquema da paixão no personagem, como ele se transforma em razão dos efeitos de uma paixão; e a terceira aula é para aplicar a teoria no Programa Narrativo de Arya, de “Game of Thrones”.

Aula 7

Tensividade das Paixões (9 min)

Aula para mostrar como se utilizar dos efeitos das paixões nos personagens, dominando os diferentes tipos de paixão e suas características, como o “ódio”, a “raiva”, o “tédio”, a “melancolia” e a “cólera”. Há paixões voltadas para o passado, como o “remorso” e a “vingança”, e outras para o futuro, como o “medo” e o “temor”. A teoria é aplicada comprovando a sua eficiência ao explorar a subjetividade das paixões, e como elas geram as estruturas tensivas de personagens em séries e filmes.

Aula 8

Esquema Gerativo das Paixões (9 min)

Continuação da aula anterior, coloca as paixões afetando os personagens em um esquema, em que um personagem, no estado de espera, é acometido por uma emoção que, dependendo da sua inclinação, como a de Arya para a rebeldia, irá se transformar em uma raiva, depois em ódio e, por último, em um desejo de vingança. Foco especial para a paixão da “cólera”, como ela rege os personagens Sofia, em “Roma”, e o senhor Bombita, em “Relatos Selvagens”.

Aula 9

A Vingança de Arya (36 min)

Aula para abordar uma paixão em especial, a “vingança”, e como ela é gerada por um “ódio”, demonstrando, no PN de Arya, como é elaborado o seu esquema de vingança, que pode ser aplicado em várias narrativas de vingança. O esquema usa como referência personagens em outras narrativas de vingança, como em “Hamlet”, de Shakespeare. Mostra como montar arcos dramáticos apoiados nas paixões regendo as ações dos personagens.

Módulo 3: Camada invisível dos personagens

Este módulo possui cinco aulas. É aonde entraremos nas camadas mais densas e invisíveis dos personagens. A primeira aula é sobre o esquema do Acontecimento Extraordinário, que promove os pontos de virada, e podem ocorrer com grandes ações, ou somente nos sentimentos dos personagens. A segunda aula é sobre o esquema da Surpresa, como podemos surpreender um personagem e o espectador. A terceira aula é sobre a “Fratura de Jon Snow”; como um personagem é jogado na sua jornada por uma paixão, como a “revolta” e o “ressentimento”. A quarta aula é sobre o esquema do Simulacro Existencial, que revela os três atos em forma de “Virtualização”, “Atualização” e “Realização”. E a última aula aplica estes conceitos no roteiro de “Roma”, para mostrar como construir arco de personagens a partir do sentir de Cleo e Sofia.

Aula 10

Acontecimento Extraordinário (31 min)

Aula para mostrar o esquema do Acontecimento Extraordinário, como sendo o que gera outros esquemas, como o da Surpresa, e que promove os pontos de virada do roteiro. Este esquema se mostra necessário para provocar mudanças no personagem e na narrativa. O acontecimento é um tipo de ação ou emoção, que interrompe o agir e o sentir dos personagens, um impacto que muda o rumo da história e dos próprios personagens, causando “danos” e “fraturas” em sua alma. É o evento que promove os arcos da narrativa e dos personagens.

Aula 11

Esquema da Surpresa (14 min)

Aula para mostrar como podemos causar surpresas no espectador, assim como trabalhar o esquema da surpresa na própria narrativa. Ensina como gerar a “surpresa” no personagem e na narrativa, a partir de um estado de espera do esperado e chega um objeto inesperado causando, após o impacto da surpresa, uma admiração ou uma percepção. Como ocorreram os acontecimentos concessivos e inesperados que surpreenderam os personagens Cleo, Sofia e Jon Snow, e que definiram seus destinos a partir de surpresas. Por que os acontecimentos da surpresa são “concessivos”, não estavam previstos para acontecerem.

Aula 12

A Fratura de Jon Snow (22 min)

Aula para aprofundar o aprendizado dos esquemas do acontecimento e da surpresa, em que a “fratura” é resultado destes dois, e causador do sofrimento no personagem. O dano é aquilo que ele sente que sofreu durante a ocorrência de um Acontecimento Extraordinário, e como afetou suas paixões. O dano pode ser físico, como no caso dos personagens quebrados de “GoT”, ou na alma, como é o caso de Jon Snow, cuja fratura em sua alma é ser bastardo, causando-lhe uma forte paixão da revolta e rebeldia em razão deste dano. Mostra que o esquema da Disney e dos super-heróis é formado a partir de danos e fraturas em suas almas.

Aula 13

Simulacro Existencial (28 min)

Esta aula explica um dos estágios mais profundos da narrativa e dos personagens. O esquema dos três atos do roteiro é elaborado agora na camada subjetiva do personagem, por seus modos de existência: Virtualizado, Atualizado e Realizado. O esquema é formado pelos “modos de existência” dos personagens, regidos pelos modos verbais do “querer”, na fase do Contrato, “saber”, na fase de Manipulação, e “poder”, na Sanção. Assim como o PN, todo personagem também tem seu Simulacro Existencial, onde, além destes modos de existência, também geram uma potencialização de forma “concessiva”, saltando etapas.

Aula 14

Estrutura Invisível de “Roma” (37 min)

Aula mais importante e densa que tem o objetivo de mostrar como se desenvolve o arco de um personagem apenas por suas sensações, sem necessariamente passar por grandes ações. Utilizando-se do roteiro original de “Roma”, a aula mostra como construir personagens densos, como Cleo e Sofia, construindo a curva destes tipos de personagens com os pontos de virada causados pelas suas “sensações” e não por suas ações. O filme mostra como a curva de Cleo, em um PN de “ser-mãe”, tem seu arco a partir da sensação de já ter tido um filho, do desejo de que esta criança morresse e do sentir remorso por ter tido as sensações anteriores.