Masterclass Narrativa de Ficção AO VIVO

O conteúdo integral da Teoria da Emoção, baseada na Semiótica das Paixões, em aulas online,
ministradas ao vivo pelo autor Hermes Leal, através da plataforma Zoom

Masterclass Integral Intensivo de Férias (2ª turma)

Como estruturar personagens e o roteiro através da Teoria da Emoção

Resolva um dos maiores problemas para o autor no Brasil: criar personagens com profundidade

Curso para capacitar escritores e roteiristas, de cinema ou séries televisivas, a desenvolver melhor seus personagens e, assim, resolver um dos maiores dilemas do audiovisual brasileiro, o de que não temos personagens com profundidade. O que dificulta nossas narrativas dramáticas e de aventuras, por exemplo. Essa profundidade se encontra nas passionalidades dos personagens, em suas paixões, como o ódio, o ressentimento, a culpa.

A nova teoria da narrativa de ficção, baseada na Semiótica das Paixões, aplicada neste curso, vem resolver esta questão, ao disponibilizar aos autores ferramentas para desenvolver suas histórias a partir das ações, mas também das emoções dos personagens. A aplicação desta teoria é, ainda, uma novidade. Uma teoria científica descoberta recentemente na França por A. J. Greimas e desenvolvida no Brasil por Hermes Leal. Ela será aplicada, nesta Masterclass, de duas formas: no PERSONAGEM e na ESTRUTURA DO ROTEIRO, demonstrando como foram construídos os personagens e a estrutura dos roteiros de filmes e séries que obtiveram êxito em seus roteiros, como “Game of Thrones”, “Big Little Lies”, “Parasita”, “Coringa” e “Roma”.

O que o aluno vai aprender?

Este curso traz, pela primeira vez, uma novidade descoberta recentemente, que é uma nova teoria da narrativa baseada nas “emoções” dos personagens, e não somente em suas “ações”, como conhecíamos até então. Com ela, será possível fazer histórias mais sensíveis, personagens mais densos, tal como fazem os argentinos, americanos e europeus.

Personagens imperfeitos

O aluno vai aprender a desenvolver personagens a partir de suas “IMPERFEIÇÕES”, porque um bom personagem, como nos melhores filmes e séries, é bom por se imperfeito. E sua jornada narrativa é a busca pela perfeição. As personagens perversas de Fernanda Montenegro em “Central do Brasil” e “Doce de Mãe”, foram premiadas em razão de agirem de acordo com suas imperfeições.

As paixões regem as ações

O personagem sente alguma coisa quando está agindo. Se for raiva, ele tem que aparentar ou ESCONDER essa raiva. Mas ela precisa estar no personagem no momento em que ele age. E se ele estiver numa narrativa de vingança e for um VINGADOR? Ele precisa agir sentindo ÓDIO. As ações dos personagens são regidas por suas paixões.

Arco dramático vai de uma ilusão a uma verdade

Por que personagens de filmes, como “Coringa” e “Parasita”, e de séries, como “Big Little Lies” e “Game of Thrones”, fizeram tanto sucesso e outros não? Porque suas ações foram movidas por paixões e por suas imperfeições, em que seus arcos dramáticos buscam uma VERDADE e não uma ilusão.

Os 7 fundamentos do roteiro

O curso vai oferecer ao aluno SETE FERRAMENTAS para desenvolver seus personagens e estruturar suas histórias, através das aulas online e de um LIVRO onde o aluno poderá estudar antes e depois das aulas.

Os sete fundamentos da narrativa são:

1 – Programa Narrativo
2 – Destinador
3 – Acontecimento Extraordinário
4 – Surpresa
5 – Simulacro Existencial
6 – Dano e Fratura
7 – Cólera e Vingança

Como criar um roteiro perfeito e personagens com alma a partir de uma ideia

Como desenvolver personagens a partir de suas ações e suas emoções

Como esconder uma emoção no personagem e revelá-la na hora exata

Como utilizar corretamente o ponto de virada dos personagens para estruturar um roteiro a partir de um ARCO em três atos

Cronograma das aulas

1ª SEMANA

Estrutura da Narrativa: Introdução à Teoria da Emoção e Programa Narrativo

11
01
SEG

AULA 01
Introdução e Programa Narrativo (PN)

• Como serão as aulas, com a introdução da teoria voltada para a estrutura narrativa e a estrutura mais densa voltada para o personagem

• Origem da teoria, de como sai da Narratividade para a teoria da Semiótica Narrativa e da Semiótica das Paixões

• A diferença desta teoria, em busca da alma do personagem, e como as “paixões” – ódio, culpa, vingança, cólera – afetam os personagens

• O ARCO que vamos estudar: por que ele “vai de uma ilusão a uma verdade” e as necessidades de transformações da história pelos personagens

• A formação do arco do PN e da intriga: sujeito, objeto e destinador. Relação entre sujeito e objeto e as outras funções vindas de Propp

13
01
QUA

AULA 02
Programa Narrativo em Três Atos e Destinador

• O arco de transformação do personagem e da história em três atos: Contrato, Manipulação e Sanção

• Como o Contrato é ilusório, porque esconde uma verdade. O personagem só tem um querer. No querer, sua potência é fraca, virtualizada, só tem motivações, e é regida pelo “crer”

• O papel central do Destinador no Contrato, na Manipulação e na Sanção e d
etalhamento dos quatro tipos de Destinadores – Persuasivo, Social, Autodestinador e Transcedente –, exemplificando-os em vários personagens

• Exibição do primeiro episódio de “Game of Thrones”, para mostrar os contratos iniciais com os “sujeitos”, “objetos” e “destinador” de Jon Snow

15
01
SEX

AULA 03
A sanção julgadora da verdade no programa de busca do personagem

• Fechamento do arco da ilusão à verdade

• Exibição do filme “Parasita”, com análise, cena a cena, do roteiro e dos personagens, e definição dos três atos no filme

• Como o filme se encerra a partir do Contrato. O final do Programa Narrativo dos personagens iniciado no contrato agora será julgado. Que verdade é revelada em “Parasita”?

2ª SEMANA

Estrutura do Personagem: Dano e Fratura, Cólera e Vingança e as Paixões nos personagens

18
01
SEG

AULA 04
O sofrimento do personagem e do herói e a jornada de vingança

• Como o Dano representa o sofrimento e a alma do personagem

• A necessidade de um Dano no personagem, que causa uma fratura, uma falta, que pode ser visível, como em os “quebrados” de “GoT”, e invisível, como o de Jon Snow, por ser um bastardo

• A diferença dos Danos nos heróis

• Como é o efeito do ódio, da cólera e da vingança no universo infantil

• Objetos mágicos como potência, como Destinador de poder aos super-heróis que não tem “poderes” resultantes de seus Danos físicos, como o Super-Homem, o Hulk e o Homem-Aranha

• Como se forma o esquema da Cólera e da Vingança na narrativa e no personagem

20
01
QUA

AULA 05
Culpa, remorso e outras paixões nos personagens

• Os vários tipos de paixões e suas definições

• Como as paixões afetam os personagens?

• A paixão da culpa e do remorso, exemplificada em diversos filmes

• Os efeitos de outras paixões nos personagens, como a raiva, a inveja, o rancor, o medo, a melancolia e a apatia

22
01
SEX

AULA 06
Estrutura emocional e passional dos personagens

• Exibição do primeiro episódio da série "Big Little Lies", para observar que as personagens mostram suas paixões, seus afetos e suas potências através dos contratos, na relação das mulheres-sujeitos em contratos com os objetos-maridos. Os homens, aqui, não desenvolvem PNs

• A segunda parte do arco em três atos, que não está presente no piloto, será o meio da jornada da personagem, chamada de Manipulação e Arranjo entre personagens, em busca de um saber, e a Sanção final, quando os personagens cumprem ou não os seus contratos, e a verdade precisa aparecer

3ª SEMANA

Estrutura do Personagem: Camada invisível do personagem – O sensível (sensação)

25
01
SEG

AULA 07
Ponto de virada nas personagens Cleo e Sofia de “Roma”

• Exibição do filme “Roma”, para mostrar o esquema da sensação na “parada” do personagem

• Como o personagem é ILUDIDO, na admiração, como Cleo com Fermín, e descobre a VERDADE na percepção, como Sofia, formando o ponto de mudança somente através do sentir, das sensações dos personagens

• Como o personagem congela a ação, perde a cognição e permanece com a sensação em andamento, o sensível

27
01
QUA

AULA 08
O esquema da Surpresa (Concessão)

• A Surpresa resulta em uma CONCESSÃO do não implicativo, do não previsto

• Sanção final: a cena mais tensa no terceiro ato, que é comum a todos os filmes. Como funciona a cena surpreendente em “Parasita” , em que o senhor Kim mata o senhor Park com uma facada, de surpresa

29
01
SEX

AULA 09
A sensação no cinema, pós-Deleuze

• Como saímos de um “estado de coisas para um estado de alma”, em que o sujeito agora é o elemento sensível através do seu sentir e agir

• O sujeito é “sugado” de sua cognição diante de um “objeto” admirado, que o pega de surpresa, quando ocorre a “espera do inesperado”

• Assim como Paul Cézanne e Francis Bacon “pintavam o invisível”, Alfonso Cuarón, em Roma, “filma o invisível”, o sensível, através das sensações de seus personagens; a fratura dos personagens, o que causa o seu sofrimento

4ª SEMANA

Estrutura do Personagem: A busca pela potencialização da alma dos personagens

01
02
SEG

AULA 10
Simulacro Existencial: Potência do personagem

• Como usar o Simulacro Existencial como a potência que os personagens buscam

• Explicação do conto de Perrette, de La Fontaine, onde a personagem tem competência para sonhar, mas não consegue evitar o SOBREVIR. Tem potência para antecipar, mas não para prevenir

• Exibição do filme “Coringa”, para mostrar como o personagem ganha e perde potência dentro de seu Simulacro Existencial

• As três fases do Simulacro: Virtualizada, Atualizada e Realizada (e Potencializada, que pode se colocar antes da Realização, se o personagem “antecipar” uma falsa Realização, como Arthur faz com sua namorada imaginária, em “Coringa”)

03
02
QUA

AULA 11
Crer: Concessão
x Verdade

• Como a narrativa das paixões é cheia de concessões, de ajustes impossíveis, de uma negação ou reconhecimento da verdade

• A figura de Deus, que não tem nome nem face, nem “corpo”, é um signo que gera poder somente para aquele que nele “acredita”

• Como a semiótica coloca a questão da verdade como sendo um “arco” de um sujeito, em sua jornada, em busca de uma verdade

05
02
SEX

AULA 12
Conclusão e encerramento

• Retrospectiva dos esquemas teóricos

Debate sobre as devolutivas dos participantes

• Conversação sobre a apreensão do estudo por cada participante

Duração

12 aulas, em 4 semanas, ministradas 3 vezes/semana (seg, qua e sex), com 3h/aula, com total de 36 horas
Data: de 11 de janeiro a 5 de fevereiro de 2021
Horário: das 9h30 às 12h30

Transmissão

Aulas ao vivo, via plataforma Zoom (necessário instalar aplicativo previamente no dispositivo – computador, tablet ou celular)

* As aulas serão gravadas e disponibilizadas a todos os participantes, durante o curso

Bônus

Todos os participantes terão acesso gratuito ao livro "As Paixões nos Personagens", de Hermes Leal, com todo o conteúdo da Teoria da Emoção. 

E ainda terão a oportunidade de apresentar e discutir seus próprios projetos individualmente com o autor e também em grupo online extra-aulas com os participantes.

INVESTIMENTO

R$ 2.100

Valor especial de R$ 1.470 para associados ABRA, APROCINE, BRAVI e CONNE

Inscrições com desconto:
• até 30/11R$ 1.700
• até 20/12R$ 1.900

Pagamento via PagSeguro:
• cartão de crédito
• boleto bancário (3% de desconto à vista)
• débito online
• parcelamento no cartão e no boleto*

* Para parcelamento via boleto bancário (em até 6 vezes sem juros), solicite aqui


  • Vagas limitadas