A Masterclass Narrativa de Ficção Ao Vivo traz o conteúdo da Teoria da Emoção, baseada na Semiótica das Paixões, em aulas online, ministradas ao vivo pelo autor Hermes Leal, através da plataforma Zoom, com inscrições prévias.

Como escrever um roteiro perfeito
com a Teoria da Emoção

A estrutura narrativa do roteiro vista sob os conceitos da Teoria da Emoção.

A eficiência desta nova ciência da Teoria da Emoção é demonstrada nos filmes Roma (Alfonso Cuarón, 2018), Parasita (Bong Joon-ho, 2019) e Coringa (Todd Phillips, 2019). Como eles conseguiram êxitos, ao explorar mais a passionalidade dos personagens do que suas ações.

O objetivo é passar um conhecimento para que o aluno entenda como estas obras alcançaram sucesso, aprendendo como foram estruturadas suas narrativas, a partir de esquemas teóricos, que vão elucidar os principais pontos destes roteiros. 

Cronograma das aulas

Aula 1

INTRODUÇÃO À TEORIA DA EMOÇÃO

• Explicação dos sete esquemas teóricos, da ordem da estrutura do roteiro, com os três atos e o arco dos personagens, definidos pelo agir e o sentir, em que se cria um personagem dentro de um Programa Narrativo, um dos esquemas da teoria.

• Assim como os esquemas das paixões dos personagens, as jornadas de culpa, ódio e vingança, e o famoso Acontecimento Extraordinário, que promove o ponto de virada a partir de uma Surpresa, que chega de concessão, e que causa o Dano e Fratura na alma do personagem.

Duração: 1 dia – 2 horas
Data: em breve
Horário: em breve

Aula 2

CONTRUÇÃO DO PERSONAGEM DE “CORINGA”

• Construção do personagem a partir de suas emoções, que formará um “arco” aristotélico em três atos, com pontos de virada em razão das mudanças passionais do personagem: Arthur se transformando em Coringa. Esse arco, que vai de uma ilusão a uma verdade do personagem, é formado por um Contrato, no 1º ato, uma Manipulação, no 2º ato, e uma Sanção, no 3º ato, quando a verdade precisa aparecer.

• Análise das mudanças do roteiro em razão da lógica narrativa de ação e emoções do personagem, em que os pontos de virada ocorrem em razão de uma parada e uma mudança nas ações do personagem, no final de cada ato.

Duração: 1 dia – 3 horas
Data: em breve
Horário: em breve

Aula 3

ARCO DRAMÁTICO DE “PARASITA”

• Construção da estrutura dramática e do arco passional dos personagens a partir das ações de um grupo de personagens. Os pontos de virada  ocorrem no início do segundo e terceiro atos (e não no final do primeiro e segundo atos, como em “Coringa”).

• Demonstração da estrutura clássica em “Parasita”, com um roteiro estruturado no primeiro ato em tons de comédia, um segundo ato com muito drama e um terceiro ato voltado para a tragédia.

• Aplicação da Teoria da Emoção completa, com a análise, cena a cena do filme, e pontuações dos esquemas da teoria que formam o arco passional da história e dos personagens.

Duração: 1 dia – 3 horas
Data: em breve
Horário: em breve

Aula 4

ESTRUTURA INVISÍVEL DE “ROMA”

• Como o roteiro de “Roma” é composto por dois personagens, Cleo e Sofia, que tem seus pontos de virada não pelas ações, mas por suas “sensações”. O arco dos personagens é estabelecido pela sensibilização dos personagens, que pouco agem.

• Aplicação do ponto de virada de forma diferente de “Coringa” e “Parasita”, em que a curva do Contrato à Sanção ocorre nos personagens em forma de Simulacro Existencial, onde o personagem perde a cognição diante de uma Surpresa, de um sobrevir trazendo o inesperado que a paralisa.

Duração: 1 dia – 3 horas
Data: em breve
Horário: em breve

O que o aluno vai aprender?

COMO ESTRUTURAR UMA NARRATIVA DE FICÇÃO

O que é a Semiótica das Paixões e o que ela revela nos personagens;

Introdução da estrutura da ação em três atos: Contrato, Manipulação e Sanção;

A necessidade de uma história e seus personagens sofrerem transformações;

Do que se trata o arco da narrativa e dos personagens.

COMO ESTRUTURAR OS PERSONAGENS

Introdução ao “ponto de virada” (plot point) como Acontecimento Extraordinário;

Jornada contratual: unir o “agir” e o “sentir” dos personagens;

Esquema do sofrimento, dano e fratura no personagem e jornada de liquidação do dano e da fratura;

Do que se trata o destino de um personagem.

COMO DOMINAR AS PASSIONALIDES DOS PERSONAGENS

Os diferentes tipos de paixão: medo, angústia, raiva, ódio, vingança etc.;

Como uma paixão se transforma em outra; como a raiva vira ódio e o ódio vira vingança;

Como as paixões de vingança e medo afetam os personagens e como a jornada de um personagem vingador é movido por ódio;

Detectando a camada invisível da narrativa através das paixões.

Duração

4 aulas, em 4 dias seguidos (seg a qui) e total de 11 horas.
Datas: em breve.

Transmissão

Aulas ao vivo, via plataforma Zoom (necessário instalar aplicativo previamente no dispositivo – computador, tablet ou celular).

Bônus

Todos os participantes terão acesso gratuito ao livro "As Paixões nos Personagens", de Hermes Leal, com todo o conteúdo da Teoria da Emoção.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Tem interesse em novas inscrições?
Clique no botão abaixo e envie um email com o assunto "Masterclass Roteiro de Filmes", para que você seja avisado quando abrir novas inscrições.